quarta-feira, agosto 02, 2006

MÉTODO CIENTÍFICO E LOGANÁLISE: QUESTÕES SOBRE O CONTEÚDO DOS MÓDULOS

Módulo I:
Qual o propósito de tentarmos explicitar nossa Constituição Epistemológica? Qual o objetivo que propusemos para nossa produção científica? Método científico é o mesmo que metateoria? A metapsicologia freudiana é uma metateoria? Que é princípio de não-contradição? Qual a diferença entre técnica e tecnologia e qual a vantagem de uma sobre outra? Qual a diferença entre técnica definida em um sentido lato e técnica definida em um sentido estrito? E entre método e técnica? E entre método e método científico? E entre denotação e conotação? Como conotação e denotação se relacionam na gênese de um conceito? Sempre que eu defino, eu conceituo? Qual o único tipo de significante passível de denotação, mas, nunca, de conotação? Qual a diferença entre uma proposição analítica e uma proposição sintética? Qual a diferença entre uma proposição analítica conceitual e uma proposição analítica não conceitual? Dê exemplos. E entre ciência factual e ciência formal? Dê exemplos. Por que as expressões “definição operacional” e “definição ostensiva” são pouco apropriadas?

Módulo II:
Defina referência, referente, referido, entidade lingüística e entidade extra-lingüística. Qual a relevância da existência de regras claras para disciplinar a passagem do lingüístico para o extra-lingüístico para com a produção de tecnologia? Que é ente de realidade? Que é ente de razão? Qual dentre esses dois tipos de ente exerce, numa teoria, uma função eminentemente heurística? O que é isso? O que é idealização? Quais as características que distinguem uma idealização intuitiva de uma idealização teórica? Dê um exemplo de idealização entre as ciências teleológicas – usualmente chamadas de “sociais” – e as não-teleológicas – usualmente chamadas de “naturais”. Dê um exemplo de idealização utilizado pela Loganálise. Descreva sucintamente o resultado do trabalho de von Uexküll e mostre como ele nos leva a reconhecer o númeno como uma inferência inescapável. Por que o númeno não tem função dentro de uma teoria científica? Defina entidade observacional e exemplifique. Defina entidade inferida e exemplifique. Defina regra de correspondência e exemplifique. Defina númeno. Qual a impropriedade de afirmarmos que um distúrbio de motilidade “é uma conversão”? Haveria a mesma impropriedade em afirmar que ele “é um sintoma conversivo”? Qual a crítica da Loganálise relativamente a postura positivista relativamente às entidades inferidas? Dê um exemplo que revele o potencial heurístico das entidades inferidas. Por que é instável o status inferencial de um ente real? Dê exemplos. Reproduza, de memória, o quadro dos “níveis de atividade cognitiva” apresentado aqui.

Módulo III:
Qual a teoria mínima de que necessita a Loganálise para construir sua tecnologia de promoção da saúde mental? Qual o formato de uma explicação, segundo Edwards? Defina: axioma, explicação, explanandum, explanans, hipótese, lei, lei empírica, lei experimental, lei teórica, postulado, Dê um exemplo de explicação de lei? Qual, segundo Edwards, o objetivo primeiro de uma ciência que atingiu o nível teórico? Quais são os níveis que compõem o processo de explicação e inferência nesse tipo de ciência? Qual a relação entre explicação e inferência? O que é argumento projetivo-preditivo? Argumento projetivo-retroditivo? Argumento projetivo-simultâneo? O que é Verstehen, segundo os que o defendem como método das ciências humanas? O que é Verstehen segundo a Loganálise? O que, segundo Rudner, é mais grave para uma ciência, a ignorância substantiva ou a metodológica? Qual a definição de teleologia, segundo Ducasse? O que é, segundo a Loganálise, uma explicação compreensiva? Quais seus dois tipos? Qual o grande risco de entendermos o Verstehen como método e, não, como técnica? Qual a classificação das ciências proposta por Dilthey? Qual a crítica da Loganálise a essa classificação? O que é determinismo? Qual a diferença entre o determinismo absoluto e o estatístico e qual a implicação dessas diferenças no que diz respeito à predição? Qual Qual a extensão do pressuposto determinista, do ponto de vista científico? Existe possibilidade de uma fundamentação indutiva para o determinismo? Por quê? E dedutiva? Por quê? E psicológica? Por quê? Defina causa. Qual a relação entre determinismo e causalidade? E entre determinismo e teleologia? Existe incompatibilidade, segundo a Loganálise, entre determinismo e liberdade de arbítrio? Por que a Loganálise, para construir uma tecnologia, tem que ser determinista? O que é Navalha de Occam? A Psicanálise, do ponto de vista da simplicidade, é superior ou inferior às demais teorias psicológicas? Quais são os três critérios básicos de avaliação da qualidade de uma teoria científica? Resuma a metateoria mínima de que se serve a Loganálise.