sábado, setembro 02, 2006

MÉTODO CIENTÍFICO E LOGANÁLISE: PLANO DO CURSO

Primeiro Módulo

Plano do Módulo (baixe aqui arquivo em PDF)

Síntese do módulo:
Descrevemos o objetivo da cadeira e relacionamo-lo com o objetivo maior de que, no que diz respeito à validação de hipóteses e teorias, evitemos tanto o autoritarismo, quanto o caos; definimos o objetivo de nossa produção teórica; definimos os conceitos de técnica, tecnologia, mostrando em que essa é superior àquela; definimos método e método científico, mostrando o compromisso deste último com o princípio de não-contradição; definimos metateoria, conotação e denotação; propusemos uma hipótese sobre como se faz a gênese psicológica de um conceito; distinguimos definiendum de definiens e oferecemos critérios para avaliar a qualidade de um conceito; distinguimos definir de conceituar, sendo assistidos, para isso, pelo esclarecimento do que são proposições analíticas, proposições sintéticas, ciências factuais, ciências formais e condição salva veritate, apontado, a partir daí, a inadequação de expressões como definição operacional e definição ostensiva (ad modum ponens), e, sugerindo, com Rudner, a substituição dessas expressões, respectivamente, pelas de transmissão operacional de significado e transmissão ostensiva (ad modum ponens) de significado ; terminamos indicando como, por ser gradual e tentativo o processo através de que uma teoria alcança a padronização do uso dos termos que a constituem, cumpre manter sempre em vista o status conceitual de seus mais relevantes termos.
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Segundo Módulo
Síntese do módulo:
Conceitua-se entidade lingüística e extra-lingüística, referência, referente e referido; distinguem-se os entes de realidade dos entes de razão e, entre esses últimos, caracterizam-se as idealizações, assinalando-se a função eminentemente heurística dessas últimas e sub-classificando-as em idealizações intuitivas e idealizações teóricas; aponta-se que para que saúde mental seja adequadamente definida deve sê-lo como uma idealização; define-se númeno, reconhecendo-se que, embora seja esse conceito uma referência inescapável, ele não tem lugar dentro de uma teoria científica; definem-se entidade observacional, entidade inferida, essa última mediante a introdução do conceito de regra de correspondência; ilustra-se o poder heurístico das entidades inferidas empregando os conceito de conversão, repressão, indicadores de fratura, fixação, transferência, meta-transferência etc; aponta-se a instabilidade do status inferencial de um ente real e, para terminar, é estabelecida uma classificação dos níveis de atividade cognitiva.
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Terceiro Módulo

Síntese do módulo:
Indica-se que, para a construção de uma tecnologia psicoterápica de promoção da saúde mental, cumpre construir-se uma teoria capaz de, pelo menos, dois tipos de afirmação, quais sejam, “processos de comunicação de tipo X promovem saúde mental no ser humano” e “processos de comunicação de tipo Y promovem doença mental no ser humano”; argumenta-se que a posse de tais tipos de proposição implica existência de determinismo; definem-se explicação, explanandum, explanans, axioma, postulado, hipótese, lei, lei empírica, lei experimental, lei teórica; expõem-se as relações entre explicação e previsão; definem-se argumento projetivo-preditivo, projetivo-retroditivo e projetivo-simultâneo; discute-se a natureza e validade metodológica do Verstehen; traz-se à balila a afirmação de Rudner de que a ignorância substantiva é menos grave do que a metodológica; define-se teleologia, acompanhando a definição de Ducasse, e propõe-se o conceito de “explicação compreensiva”, distinguindo dois sub-tipos dentre elas; reve-se e critica-se a classificação das ciências feita por Durkheim; define-se determinismo e indica-se a diferença entre determinismo absoluto e determinismo estatístico; discutem-se os fundamentos do pressuposto determinista; define-se causa; afirma-se não haver incompatibilidade entre determinismo e liberdade de arbítrio; apresenta-se o Princípio de Economia (Navalha de Occam); indicam-se os três critérios básicos para avaliação da qualidade de uma teoria e a metateoria mínima do que seja a Psicanálise.
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